[Artigos] Lingua Dothraki + "Bônus"


Achei esse post no Paradise. Como amo Game Of Thrones decidi fazer essas postagens sobre algumas línguas fictícias que aparecem em filmes e séries.

Russo: Se tem um sotaque que eu acho muito legal é o russo, todo mundo já imitou alguma vez, não é? haha Então pode ouvir mais vídeos com diálogos em russo porque essa língua serviu de grande influência pra Peterson.

Ordem das sentenças: As frases são construídas com sujeito seguido de verbo e objeto, como no português. Exemplo: "Fonak tih jan" que significa "O caçador(fonak) viu(tih) o cachorro(jan)". Sentiu falta dos artigos? Essa classe de palavras não existe! Mas, assim como no português, os verbos são conjugados em diferentes tempos.
"Conjugação" do sujeito: Assim como no alemão, o sujeito é "conjugado" no Dothraki. Por exemplo: "caçador" pode ser "fonak" (quando é sujeito), "fonakes" (objeto direto), "fonaki" (indica posse, "do caçador"), "fonakaan" (quando é o destino da ação, "para o caçador") ou "fonakoon" (quando é a origem da ação). Ufa, agora dificultou, né.
Aprenda mais: Gente, eu só coloquei aqui o básico do básico pra vocês. Mas, se quiserem aprender mais, dêem uma olhada na Learning Dothraki e confere esse Dicionário. Se você não manja muito em Inglês pode ver a tradução de um texto bem legal do Peterson no Game of Thrones BR e dar uma olhada nesse tutorial ótimo no Game of Thrones Brasil.
Que tal passar as férias treinando o seu Dothraki com um(a) amigo(a)? Imagina só vocês falando bobagens em dothraki na frente de outras pessoas! 

E de "Bônus" deixo abaixo uma foto do Cosplay da Khaleesi, eu (Aline) encontrei ela no AnimeXtreme que fui no dia 10/11 (domingo) aqui em Porto Alegre/RS. See!


:: Créditos: Paradise

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário