Yoga Emagrece?


Essa matéria foi retirada do blog Yoga Samgha e foi publicada no dia 29 de maio de 2011. Confiram:
Semana passada uma amiga me falou que no programa da rede Globo, o Fantástico, uma pessoa relatou que yoga não emagrece. Parece que no programa a equipe até veio fazer uma aula no Nirvana como parte do desafio de emagrecimento.

Acho interessante como as pessoas avaliam as coisas sem conhecê-las. A pessoa vem fazer uma aula de yoga somente e chega a tantas conclusões. O Yoga não pode ser realizado em uma aula somente.

No mundo todo o yoga é uma febre. Há quase 10 anos atrás, o yoga foi primeira página da revista Time, com uma top model fazendo uma postura avançada na capa, como prova desta nova moda no Ocidente. Modelos, cantores, empresários, donas de casa, pessoas de diferentes tipos, praticam yoga pelo mundo todo! Quem lê a revista de yoga americana, Yoga Journal, sabe disso. Nos Estados Unidos você encontra todo tipo de yoga, desde os mais profundos, com dimensão sagrada e espiritual, até os mais bizarros como Yoga But, que é yoga pra definir o bumbum. Hilário!


Yoga emagrece? Se o nosso amigo do Fantástico entrasse numa aula de yoga cheia, com pessoas transpirando profundamente sobre seu tapetes de yoga molhados, os vidros da sala embaçados, ouvisse o som da respiração desses yogues e experimentasse o trabalho corporal das posturas de yoga, não tiraria estas conclusões.

Além da queima de calorias que uma aula mais vigorosa promove, o yoga tem uma dimensão que poucas pessoas conhecem. As posturas de yoga, os ásanas, foram elaborados também, com o objetivo de regular nosso sistema glandular. Muitas pessoas sofrem de ganho de peso por causa de desequilíbrios nas glândulas endócrinas. Vou dar um exemplo. Quem sofre de hipotiroidismo, que é um estado onde a glândula tiróide trabalha mais devagar, tende a ficar mais preguiçosa e ganhar peso. Mesmo fazendo regime o metabolismo fica bem lento e a pessoa engorda.

Quando no yoga, pressionamos, comprimimos, torcemos e esticamos a região do pescoço, nós regulamos o funcionamento da glândula e assim a pessoa consegue emagrecer com mais facilidade. Esse princípio vale para todas as outras glândulas também.

Com o efeito torniquete dos ásanas, que é o efeito de espremer todo o corpo em diferentes posturas, as toxinas que, ao longo dos anos, vão se depositando nos tecidos, vão para fora. Quem entende um pouquinho de corpo sabe que outro motivo da obesidade é o acúmulo destas toxinas no corpo. Toxinas que não só causam distúrbios físicos como distúrbios psíquicos também.

Por isso, quem trabalha e pratica yoga sabe: as pessoas emagrecem com yoga, pessoas rejuvenescem com yoga, pessoas param de ficar deprimidas com yoga, dormem melhor com yoga, trabalham melhor, fazem sexo melhor, bebem menos, comem menos e são mais felizes. Muito felizes!

Comer muito está profundamente ligado com um estado de vazio interno. Algumas pessoas preenchem este vazio comendo ou bebendo. Quando praticamos yoga sentimos que precisamos de muito menos para nos sentirmos completos. Descobrimos que a paz existe dentro de nós e que a partir daí lidamos com o mundo de forma mais plena e completa.

:: Créditos: Yoga Samgha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário