Cólica: saiba como acabar com o desconforto!

Ninguém merece sofrer todo mês de cílica, né? A Atrê dá algumas dicas de como se livrar dessa dor que incomoda muito!

Cólica: uma dor abdominal ou desconforto que começa nas costas e invade todo o corpo. Mas a excelente notícia é que ela pode ser controlada! Se a dor incomoda demais e em todos os ciclos menstruais, procure seu médico ginecologista para ele indicar um analgésico, anti-inflamatório ou contraceptivos orais.

Não vá na onda das suas amigas tomando qualquer comprimido de farmácia, ok? Cada organismo reage e se adapta de forma diferente aos remédios e, se tomados de maneira errada, a cólica pode até piorar. E tem mais: cada caso é um caso e, às vezes, o uso de anticoncepcional se torna uma solução para amenizar a dor abdominal e até diminuir o fluxo da menstruação.




Alimentação e atividades físicas também influenciam na melhora (ou piora) da cólica. Por isso, fique de olho na tabelinha e sempre que o ciclo menstrual estiver chegando:

- Evite café, chá preto e refrigerantes tipo cola. A cafeína aumenta a liberação de prostaglandina, o hormônio responsável pela dor.

- Abuse de alimentos ricos em cálcio como leite, peixes, laticínios, banana, soja e vegetais escuros. Eles relaxam a musculatura e aliviam a dor, porém, é fundamental incluir esses alimentos no cardápio para sempre, e não apenas no período menstrual.

- Xô, preguiça! Ok, a vontade de ficar na cama, vendo comédias românticas e comendo brigadeiro fala mais alto. Porém, as atividades físicas aumentam a disposição e a oxigenação do sangue, diminuindo a produção da prostaglandina, e, consequentemente, a dor.

Dica da SuperAtrê: "usar bolsa de água quente na região da barriga ajuda tanto a diminuir a dor, quanto fazer o fluxo menstrual sair mais rápido." (Yasmin Christe)

Créditos: http://atrevida.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário