Celulite: cuidados e prevenção

Já diz o célebre ditado popular: celulite significa "mulher maravilhosa em braile". Mas a celulite é algo que incomoda terrivelmente as mulheres ainda mais no verão, época de shorts que deixam as pernas de fora e, assim, expostos os famosos "furinhos" indesejados.

O incômodo é tanto que, segundo a pesquisa DermaBrasil, realizada em 2010 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a celulite fica em segundo lugar (62,4%) no ranking de problemas de pele mais frequentes nas mulheres perdendo, apenas, para as estrias (62,5%). Mas o que é celulite mesmo, esse fantasma na vida da mulher? A celulite, ou lipodistrofia ginóide, é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele que dão um aspecto de "casca de laranja" ou de "colchão". Trocando em miúdos, ela é causada por alterações na pele e na gordura das áreas afetadas e tende a piorar com o passar da idade, pois é agravada por gorduras localizadas ou pela flacidez.$0$0Segundo o médico dermatologista Alexandre Filippo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a celulite aparece principalmente na região dos glúteos, coxa, abdômen e, em raras ocasiões, nos braços e nuca. "As causas são desconhecidas, mas vários fatores influenciam no aparecimento como ter uma predisposição genética familiar, fatores hormonais, alimentação desregulada e levar uma vida sedentária", explica o dermatologista.


Graus da celulite
Segundo a fisioterapeta Leila Vianna, coordenadora técnica da Rede Kalmma de Spas, a celulite pode ter início na adolescência ou em qualquer fase da vida, principalmente nos distúrbios hormonais e no ganho de peso. Ela é divida em quatro graus que dependem do comprometimento cutâneo da mulher.

No Grau 1, não há ondulações ou irregularidades na pele quando a mulher fica de pé ou deitada. Aparecem apenas quando a ele é pressionada, sendo mais frequente em mulheres jovens. O Grau 2, a celulite é evidente, mas as ondulações são pequenas. Mais visível em mulheres adultas. Já o Grau 3, as ondulações, rugosidades, depressões e covas são mais acentuadas, sendo que as mulheres acima do peso, maduras, com predisposição a retenção de líquidos."Por fim, no Grau 4, as ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo se a mulher estiver deitada. Nesses casos graves e avançados, podem aparecer nódulos e endurecimento da pele. É neste grau que a expressão casca de laranja entra", explica a fisioterapeuta.

Tem cura?
 Eliminá-la é impossível. Existem diversas formas de tratamento, mas poucas apresentam resultados consistentes e com comprovação científica. Dentre os tratamentos considerados eficazes estão atitudes simples como a perda de peso, alimentação saudável e atividade física regular, além de outros tratamentos específicos como uma drenagem linfática e terapias com lasers, radiofrequência ou infravermelho. O tratamento sempre vai depender do grau, da idade, do tipo de manifestação que se apresenta com mais intensidade daquela celulite.
LEIA: Exercícios simples para fazer em casa
E homem tem celulite? "Os homens, devido à estrutura dos lóbulos e dos septos de gordura, têm menos tendência a ter celulite que as mulheres", explica o médico. Ter uma alimentação rica em gordura e carboidratos que aumente o peso corporal e retenha líquidos podem piorar a situação.

Exercícios físicos
Existe algum exercício que elimine totalmente a celulite? "Não existe o melhor exercício", garante a dermatologista Denise Steiner. De acordo com a médica, podem ser feitos exercícios localizados se houver uma importância maior de uma área concentrada ou também exercícios genéricos como natação, hidroginástica, caminhar. "Na verdade, tudo é importante para que se mantenha um equilíbrio e para que a irrigação melhore e haja uma melhora do indivíduo como um todo", explica a especialista.
Já a alimentação, ressalta a dermatologista, deve ser deve ser equilibrada abusando de frutas, verduras, alimentos não muito calóricos, pouca gordura, pouco carboidrato e de preferência que a pessoa perca um pouco de peso.

Dicas básicas
Diariamente, tenha uma alimentação equilibrada, tome muito líquido sem açúcar, diminuia o sal. Se for possível, invista na drenagem linfática, massagem específica para tratar celulite, que deve ser feita por profissionais especializados. Inclua na sua rotina exercícios físicos adequados e moderados de preferência também com a orientação de um especialista na área."A alimentação adequada para quem tem o problema é uma alimentação equilibrada a base de frutas, verduras, muito líquido, pouco sal, pouca gordura, pouca fritura e tudo que tenha todas as vitaminas e que não engorde", explica Denise.

Créditos: http://estilo.br.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário