Posso ligar o notebook na tomada sem bateria?

Sim, tecnicamente é possível ligar um notebook sem bateria na tomada, um procedimento até recomendado em algumas situações. A principal delas é quando usamos o notebook praticamente como um computador de mesa, ou seja, ligado todo tempo na rede elétrica.
Isso porque o notebook sempre aproveita a conexão da tomada para recarregar sua bateria — algo que os no-breaks também fazem, porém, de maneira menos ostensiva. Isso é um modo que pode estressar desnecessariamente esse precioso componente, podendo comprometer, com o passar do tempo, a sua capacidade de segurar carga. Dessa maneira o notebook se tornaria, assim, tão útil e confiável quanto um extintor de incêndio com data de validade vencida.

Retirar a bateria pode eliminar esse problema.Mas, como nos computadores de mesa, é preciso estar ciente de que ele se torna vulnerável a problemas impensáveis em um notebook, como a perda de dados em caso de falta de energia em casa ou no escritório.


Se você não quiser correr esse risco, a nossa recomendação é que o usuário mantenha a bateria no notebook, mas adote o hábito de desligar o note da tomada de vez em quando, permitindo, assim, que suas células de energia se exercitem um pouco. É como fazemos com nossos carros: enchemos o tanque e andamos de lá pra cá, completando quando necessário ou quando sabemos que iremos fazer uma longa jornada em breve.

Mais uma dica: se optarmos pelo uso do notebook sem a bateria ou quando sabemos que não iremos utilizar o note por um longo período de tempo, recomendamos que a bateria seja retirada e guardada com meia-carga, ou seja, não completamente carregada nem completamente descarregada. Isso ajuda a manter sua capacidade de acumular energia. Esse, por sinal, é o procedimento adotado por diversos fabricantes com seus estoques de baterias e notebooks novos.

Créditos: http://www.ferapositivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário