Porque é que o WordPress é melhor que o Blogger?

Exite um artigo do Marcos Lemos sobre Porque é que o Blogger é melhor que o WordPress. A opinião do Marcos é essa mas achei em no EscolaWP a seguinte nota, achei interessante e decidi postar. Veja abaixo:


Obviamente que existem opiniões para tudo, especialmente os aficionados de cada uma das plataformas de blogagem, mas a verdade é que os números e consequentemente a qualidade dos trabalhos apresentados em WordPress e em Blogger são na nossa opinião completamente diferentes, com uma gigantesca vantagem para o WordPress. Vamos então ver qual as razões porque o WordPress é melhor que o Blogger!

É utilizador do WordPress? Ou do Blogger? Não se esqueça de deixar o seu comentário e opinião neste artigo, indicando as razões porque você prefere uma plataforma à outra. Vamos tentar mostrar ao Marcos quem é que afinal tem razão. Participe!

 O WORDPRESS É GRATUITO!

A primeira grande vantagem do WordPress é o facto de ser totalmente gratuito. Basta ir no WordPress.org e descarregar a última versão do WordPress para instalar num servidor de hospedagem gratuito ou pago. O sistema em si é totalmente grátis, e tem a grande vantagem de ficar na sua posse. Você é que decide o que fazer com o sistema, podendo inclusive editar completamente todo o sistema de acordo com as suas necessidades. No Blogger você consegue descarregar o sistema e ficar com ele para “brincar” do jeito que você deseja? Não!

A CURVA DE APRENDIZAGEM SÃO 5 MINUTOS!

Sinceramente e não querendo ser clubista, o interface do WordPress é do mais simples que existe. Muito mais simples que o interface do Blogger, do Joomla ou mesmo do Drupal. A curva de aprendizagem para aprender a usar o WordPress não dura mais do que 5 minutos, e a sua disposição de conteúdos é bastante mais organizada do que no Blogger. Além de tudo estar mais arrumado e organizado, o interface é também muito mais user-friendly e mais bonito do que o do Blogger. A ideia de que o Blogger é mais simples que o WordPress, na nossa opinião, é um erro.

O WORDPRESS TAMBÉM JÁ VEM PRONTO A USAR!

O Marcos indicou no seu artigo que o Blogger já vem pronto a usar, mas esqueceu de referir que o WordPress também. Basta carregar o WordPress para um servidor de hospedagem, ou usar um painel de ferramentas do servidor como o Cpanel ou o Fantástico para instalar o WordPress automaticamente, e você está pronto a publicar seus conteúdos, com a grande vantagem de seu blog já vir com um template bem bonito, estruturado e amigo dos motores de busca.

O SISTEMA DE LAYOUT DO WORDPRESS É MAIS SIMPLES. MUITO MAIS!

Embora o Marcos não seja um apaixonado por nenhum dos sistemas em particular, porque usa ambos, acho que é um erro indicar que o sistema de layout do Blogger é mais simples que o do WordPress. Na verdade o sistema do Blogger é do mais horrível que existe, não aceitando praticamente grandes edições, muito menos códigos exterior de todo o tipo e feitio, como aceita por exemplo o WordPress. O código do Blogger não está também estruturado por página, como acontece no WordPress (ficheiros para cada secção: single.php, header.php, etc), e não é possível fazer tudo no Blogger quanto se consegue fazer com o WordPress. Nem de perto, nem de longe.
Além do mais, o WordPress permite um nível de edição muito mais simples do que o do Blogger. Basta saber usar os widgets e um pouco de HTML, e consegue-se criar praticamente tudo em cima do WordPress. Já no Blogger a estrutura não é assim tão simples de usar, e muitos usuários acabam por criar blogs mal estruturados, feios estéticamente e totalmente desenquadrados com os seus objetivos. São muito poucos os usuários que entendem o XML do Blogger. É muito mais fácil compreender HTML ou CSS.

O WORDPRESS É SEU, NÃO DA GOOGLE!

Para muitos usuários menos experientes, ter o seu blog hospedado nos servidores da Google pode parecer à partida algo muito bom. Mas na verdade não é. O que não faltam são casos de usuários que viram seus blogs banidos do sistema, por diversos motivos, e com isso perderam anos e anos de trabalho e centenas de postagens. No WordPress isso jamais acontece. O blog é seu, fica hospedado onde você quiser, e você pode ainda fazer backups dos seus conteúdos facilmente e guardar tudo de forma a nunca ser prejudicado por terceiros.

O WORDPRESS TEM PLUGINS

Ah, o Blogger não tem plugins! Que pena! No WordPress a comunidade de desenvolvimento do sistema produz todos os anos milhares de novos plugins que estendem as funcionalidades do sistema de uma forma incrível. Existem já plugins para criar praticamente tudo com o WordPress, nomeadamente lojas de e-commerce, sites de games flash, sites de imobiliário, entre milhares de outras coisas. O WordPress não é um simples sistema de blogs, integrado numa plataforma universal, limitado em termos de funcionalidades. O WordPress é um sistema completo, com milhares de plugins que lhe permitem tornar seu blog mais atrativo, mais funcional e muito mais amigo dos motores de busca.

O WORDPRESS TEM TEMPLATES BONITOS

Embora existam templates bonitos para Blogger, a quantidade de templates wordpress bonitos, gratuitos e simples de usar em WordPress, é monstruosamente maior. Todos os dias são lançados centenas de novos templates para wordpress, sendo que nos dias de hoje é impossível não encontrar um bom template para criar um blog profissional e atraente com o WordPress. Já no Blogger, é muito mais difícil, porque o desenvolvimento de novos templates é muito limitado, tal como o seu sistema de layout. Essa é uma das grandes razões porque o Blogger não consegue dar o salto. Ele simplesmente não é tão amigável e simples de usar assim.

O WORDPRESS EVOLUI MUITO MAIS RÁPIDO

Outra grande vantagem do WordPress é que ele evolui muito mais rápido que o Blogger. Isso acontece porque a equipe de desenvolvimento do WordPress, composta por centenas de desenvolvedores, trabalha diariamente para tornar o sistema o mais funcional e completo possível, enquanto que o Blogger é bastante mais lento na atualização da sua estrutura. Quando o WordPress lança uma nova funcionalidade, o Blogger por vezes demora meses a conseguir introduzir algo semelhante, sendo que por vezes nem tenta. Isso faz com o WordPress se adapte muito mais rápido às necessidades dos usuários, oferecendo um nível de customização e alavancagem muito superior.

O WORDPRESS É PARA PROFISSIONAIS!

Este pode ser bastante discutível, mas a verdade é que o WordPress é para profissionais. Para blogueiros que desejam ter controlo absoluto sobre aquilo que fazem, não estando dependente de terceiros (leia-se Google) a nenhum nível. Praticamente todos os grandes blogueiros profissionais utilizam o WordPress, e isso acontece precisamente porque o WordPress é pensado e criado por profissionais. Um blogueiro que não invista R$50 numa hospedagem profissional e num domínio próprio, está muito longe de conseguir competir de igual para igual com os seus concorrentes do WordPress, por diversas razões, nomeadamente rankear um subdomínio pouco profissional, não ter um branding único e memorável (quem é que vai lembrar de um endereço .blogspot.com?), e não ter um nível de segurança e customização tão elevado quanto o do WordPress.

E VOCÊ, ACHA O WORDPRESS SUPERIOR AO BLOGGER?

 Créditos: http://www.escolawp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário