Como proteger seu notebook dos perigos da rede elétrica?

Todos sabem que podemos esperar de tudo da nossa rede elétrica — de variações de corrente, passando por picos de energia e até mesmo a falta dela — o que pode ser um transtorno para os usuários de PC. Dessa maneira, um estabilizador de energia, ou mesmo um no-break é quase uma presença obrigatória ao lado de nossos desktops. Mas o que fazer no caso dos notebooks?

Para quem não sabe, ou nunca parou para pensar sobre isso, o notebook é um equipamento naturalmente mais bem protegido contra problemas de eletricidade, em especial da falta de energia. Isso porque na falta desta, sua bateria entra imediatamente em funcionamento, funcionando assim como uma espécie de no-break. Assim, podemos afirmar que os usuários de notebooks não precisam investir num equipamento caro deste tipo para proteger seu equipamento.


Isso significa que o notebook pode ser ligado na tomada sem problemas? Sim e não, já que apesar de não estar sujeito à falta de energia, nada o protege de outros problemas que podem vir pela rede, em especial os picos de enegia que são sobrecargas violentas e repentinas de voltagem (às vezes causadas por raios). Esses problemas podem podem literalmente fritar sua fonte de alimentação, com o risco de queimar seu portátil junto.

Sob esse ponto de vista, o uso de um estabilizador de voltagem pode até ser uma alternativa a ser considerada, mais pela sua capacidade de proteger o notebook dos picos de energia do que pela sua função primária de proteger o PC contra variações de voltagem da rede, algo que não costuma interferir no funcionamento desses portáteis.
Assim, podemos afirmar que não é má idéia ligar um note num estabilizador, mas isso pode apresentar alguns revezes, já que nem todos estão muito dispostos a carregar um estabilizador (que pode pesar até mais que o computador) de lá pra cá junto com seu portátil.
Assim, chegamos à conclusão de que o ideal seria algum sistema de proteção que simplesmente proteja o notebooks de ruídos na linha e/ou picos de tensão e que seja, de preferência, pequeno o suficiente para acompanhar o usuário em suas viagens. Talvez o produto que melhor se encaixe nesse perfil é o bom e velho filtro de linha:

No nosso mercado existem modelos de tudo quanto é tipo, cor e fabricante. Mas o meu favorito são os modelos APC da linha Surge Protector que andam meio sumidos do mercado. Na falta deste, dê preferência pelos modelos equipados com disjuntor ao invés de fusível, já que no caso de um pico de energia, o disjuntor simplesmente desarma, bastando apenas rearmar o circuito para voltar a funcionar. O sistema de fusível protege tão bem quanto o disjuntor, mas no caso da queima deste, nem todos tem uma peça de reposição ou sabe onde encontrar um, principalmente à noite ou nos fins de semana.

Mas se o você ainda acha incômodo andar por ai com uma régua de tomadas na mala, lembre-se que ele poderá ser muito útil na hora de compartilhar aquela disputadíssima tomada no café do shopping, ou na sala de espera do aeroporto. Além de evitar brigas você pode fazer muitas pessoas felizes e até fazer novas amizades.

Créditos: http://www.ferapositivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário